quinta-feira, 4 de julho de 2013

Trajetória Presbiteriana em Mato Grosso

Logo do Centenário do Presbiterianismo em MT, idealizado pelo PCBAResumo Histórico do Trabalho Presbiteriano em Mato Grosso. (Redigido pelo Rev Philippe Landes por ocasião da criação do Presbitério de Cuiabá). Imagens pelo Teoreferenciamento(2013). Para ver as imagens, clique nos links ou aponte para ver as fontes/bibliografia

 I - O Trabalho Pioneiro    

O grande pioneiro da obra missionária presbiteriana em Mato Grosso foi o Rev.Franklin Graham da "Central Brasil Mission", foi ele o escolhido da Missão, para fazer uma longa viagem de exploração através do Brasil, para verificar as possibilidades da abertura de trabalhos missionários nos estados de Goiás e Mato Grosso. Chegou a Cuiabá (Vista da cidade em 1910)  no dia 14 de Outubro de 1913. Havia em Cuiabá uns poucos evangélicos da "Evangelical Missionary Union". Por intermédio de um entendimento com essa Missão, o grupo de crentes em Cuiabá passou a pertencer à Congregação Presbiteriana organizada pelo Rev. Franklin. Antes de fixar a sua residência provisória em Cuiabá, o Rev.Franklin visitou pontos importantes fora da capital como Poconé, São Luiz de Cáceres, Barra do Bugres, Diamantino, Rosário Oeste, Vila da Chapada e a Fazenda do Buriti. Nessas localidades fez trabalho pessoal e de pregação, quando para isso teve oportunidades. No dia 1 de Novembro de 1914, o Rev.Franklin recebeu as primeiras oito profissões de fé e batizou quatro crianças. Além disso, recebeu mais três pessoas por jurisdição e celebrou a Santa Ceia. Desde o início de trabalhos evangélicos em Cuiabá, o Sr. João Pedro Dias, um crente do Ceará, que viera à Cuiabá com a família em 1899, vinha fazendo pregações em sua casa e cooperava com todos os missionários que visitavam a capital. Com a chegada do Rev. Franklin, ele deu o seu valioso e decidido apoio ao novo trabalho presbiteriano. 

 PS: Nos próximos posts publico a sequencia do Histórico; a numeração segue o que consta no original.

  Nota: No aniversário de 90 anos da Igreja Presbiteriana em Cuiabá o histórico do Rev Phillippe Landes foi digitado. O teor aqui reproduzido é uma cópia digitalizada via OCR do publicado pelo PCBA em 2003, conforme original impresso disponível no acervo da Biblioteca Phillipe Landes do Instituto Bíblico José de Araújo - IBAA. As imagens são acréscimos do blog, utilizadas na celebração do Centenário Presbiteriano em Mato Grosso e sempre que possível a fonte está indicada nelas.  Todos os direitos reservados aos respectivos autores. Caso uma imagem de sua autoria apareça indevidamete, gentileza avisar-nos para inserção dos créditos ou removê-la do blog. Agradecemos a compreensão.

Nenhum comentário: