terça-feira, 23 de julho de 2013

Trajetória Presbiteriana em Mato Grosso IV

VII O Trabalho em Rosário Oeste

  Rev.Landes iniciou o trabalho no Rosário do Oeste  com reuniões de evangelização. Quase todos os habitantes adultos assistiam às conferências e parecia que a população toda estava prestes a aceitar o evangelho, inclusive o chefe político que fazia propaganda ativa do protestantismo. Houve notáveis conversões, mas quando os interessados chegaram a compreender que precisariam de abandonar os vícios, a maior parte deles desistiu de seguir a Cristo. As primeiras profissões de fé foram recebidas pelo Rev.Landes a 23 de Novembro de 1924. Essa primeira turma foi de 17 pessoas e uma segunda turma de mais de 15 pessoas foi recebida a 22 de março de 1925. Depois dessas profissões, o progresso numérico foi mais lento, mas os crentes cresciam espiritualmente, pelo estudo da Bíblia, pela oração pelo trabalho pessoal. A 31 de agosto de 1929, a congregação de Rosário Oeste foi organizada como pessoa jurídica para poder possuir propriedades em seu próprio nome.  
  No mesmo ano, comprou uma boa casa, com bom quintal e bom preço. Essa casa passou a servir como residência pastoral e para os cultos. Serviram provisoriamente no pastorado do campo de Rosário Oeste os Rev.Carlos Harper (1927), Reinaldo Good (1931) e Augusto Araújo ('33 e '34). Esses pastores residiram por algum tempo no Rosário. O Sr. Alfredo Marien também serviu nesse campo como evangelista desde abril de 1935 até janeiro de 1937. Em 1937, a congregação de Rosário Oeste elegeu três presbíteros e dois diáconos que foram ordenados pelo Rev.Augusto a 20 de abril de 1938. Assim foi nessa data que se efetuou a organização eclesiástica da Igreja Presbiteriana do Rosário Oeste.
  Não seria completa a história do trabalho no Rosário Oeste, sem uma menção honrosa dos serviços prestados pelo presbítero João Cruz, quando a congregação ficava sem cuidados pastorais. Nessas ocasiões foi ele o sustentáculo do trabalho, pregando, ensinando e dirigindo a escola dominical. O trabalho da Igreja do Rosário Oeste, das congregações do Vale do Pari, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Arenápolis, Nortelândia e muitos outros pontos de pregação receberam um grande impulso com a chegada do Rev.Floyd Grady e família no Rosário, a 21 de agosto de 1948, para tomar conta de todo o trabalho. O Rev.Floyd faz freqüentemente aos mencionados pontos, no seu aviãozinho evangélico.
  No Alto Paraguai o Rev.Floyd mantém uma ótima escola evangélica dirigida por excelente professora crente que também é o sustentáculo de todo o trabalho naquela cidade. Na sede, que é Rosário, a Dona Loida, como mãe de família, exímia professora e eficiente auxiliar do marido, presta relevantes serviços causa do Mestre. E a Dona Raquel competentíssima enfermeira, realiza um maravilhoso trabalho de assistência aos doentes.

 VIII - O Trabalho Presbiteriano em Poxoréu 
   Cerca do ano 1936, fundou-se,no encosto do Morro de Mesa, em Mato Grosso, uma pequena povoação garimpeira que cresceu rapidamente. Essa povoação tomou o nome de Poxoreu e, logo após a sua fundação, foi visitada pelo Rev.Adão Martin que continuou a visitá-la periodicamente, fundando ali um pequeno trabalho presbiteriano. Como as missionárias neotestamentárias tinham fundado naquela região um trabalho entre os índios Bororos, um de seus missionários, o Rev.João Reese, fixou residência em Poxoreu. O Rev. Adão Martin promoveu uma cooperação com o Rev.Reese e em 1936', houve um entendimento entre eles, pelo qual Rev. Reese ficaria dirigindo o trabalho e o Rev. Martin continuaria a ter direito de dar assistência espiritual aos presbiterianos que constituíam a maioria dos membros. Em 1939,os crentes unidos em uma só congregação começaram a construção de um templo que se terminou anos depois.
  Após a retirada do Rev.Martin do campo de Guiratinga, o Rev. Eudes Ferrer, pastor da Igreja de Cuiabá, assumiu a responsabilidade pelos cuidados pastorais dos presbiterianos de Poxoreu, Ficou, então, patente que não era mais viável continuarem os crentes de Poxoreu a receber assistência pastoral de duas missões diferentes.   A questão de preferência dos crentes de Poxoreu por uma ou outra das missões que lhes ministravam assistência espiritual, tendo sido submetida aos votos da congregação que se compunha de 26 membros, 21 votaram a favor do presbiterianismo e 5 a favor do sistema neotestamentário. Em vista dessa votação, o Pastor Reese entregou o trabalho em Poxoreu à Missão do Brasil Central, ficando a congregação sob os cuidados do Rev. Eudes.
  Em 1953, o Rev. Donaldo Reasoner assumiu o pastorado da Igreja de Poxoreu e de todo o campo que passou a se estender até Jaciara e Brilhante. O trabalho progrediu maravilhosamente. Segundo dados fornecidos pela Agência Municipal de Estatística, e citados pelo Rev.Alfredo Marien, de 26 membros existentes no rol em 1950, no fim de 1957, o rol acusava um total de 427 membros, sendo 48 na cidade e os demais espalhados pelo campo todo, do qual já se desmembrou a Congregação de Rondonópolis. O grande acréscimo ao rol de Poxoreu se explica, em parte, pelo fato de membros da congregação de Brilhante terem sido transferidos do rol da Igreja de Cuiabá para aquele Poxoreu.

Nenhum comentário: