quinta-feira, 25 de julho de 2013

Trajetória Presbiteriana em Mato Grosso V

IX - O Trabalho Presbiteriano em Rondonópolis
  A obra presbiteriana em Rondonópolis é bem recente. Antes de 1955, essa cidade havia sido visitada pelo Rev.Donaldo Reasoner e, em junho desse ano, foi visitada pelos Revs. Ricardo Waddell, secretário executivo da Missão Brasil Central e José Borges dos Santos Jr., presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Esses líderes recomendaram à zona reunida no Buriti que a Missão localizasse um obreiro em Rondonópolis. Atendendo a essa recomendação, a Missão transferiu o Rev.Alfredo Marien de Aquidauana para Rondonópolis. O Rev.Alfredo Marien foi instalado como Pastor da congregação de Rondonópolis no domingo dia 4 de março de 1956, pelos missionários Rev.Adão Martin e Donaldo Reasoner. Nessa mesma data foram arrolados 11 membros procedentes de vários campos. Com o auxílio da Missão, foi adquirido um terreno para a construção de um pavilhão.  

X - Trabalho Presbiteriano de Campo Grande
  Em 1930 mudaram-se para Campo Grande alguns membros da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. Com o decorrer do tempo, foram chegando em Campo Grande outros elementos presbiterianos unidos de Cuiabá e de outras partes do Brasil. Havia em Campo Grande uma próspera Igreja Batista com a qual os presbiterianos cooperam por algum tempo, mas não foram admitidos à comunhão e, não se submetendo a um novo batismo por imersão, foram afastados do trabalho batista. Não tendo encontrado assistência espiritual e nem oportunidade para trabalhar na Igreja Batista, pediram o auxílio de missionários aspersionistas que, de vez em quando, passavam em Campo Grande. Em 1934 já haviam fixado residência em campo Grande 21 presbiterianos e mais alguns outros poucos crentes de igrejas aspersionistas. De acordo com uma determinação da South Brasil Mission, representada pela sua Comissão Executiva, o Rev. Filipe Landes, visitou a cidade de Campo Grande, em julho de 1934, com o fim de estudar a possibilidade de abrir um trabalho presbiteriano nesse centro.  
  A primeira reunião da congregação de Campo Grande foi convocada pelo Rev. Landes para o dia 29 de julho de 1934, em casa do irmão presbítero José Henrique Verlaugieri, na Rua Maracajú. Nessa primeira reunião, estavam presentes 17 crentes presbiterianos, 2• presbiterianos independentes e 1 congregacional, além de outros interessados de origem presbiteriana. Houve um total de 37 pessoas presentes nessa primeira reunião. O Rev. Landes realizou um culto, recebeu por pública profissão de fé a irmã Afta Ribeiro Alvina e celebrou a Santa Ceia. Ficou resolvido que se fundasse uma Escola Dominical Presbiteriana em Campo Grande, o que se fez começando a funcionar no domingo seguinte sob a competente direção do irmão José Verlaugieri. Fundada a Escola Dominical, o trabalho progrediu rapidamente. O Rev. Landes passou os meses de setembro, outubro e novembro de 1934 trabalhando em Campo Grande. Alugou-se uma sala espaçosa, no centro da cidade, para a realização dos cultos, e a congregação continuou a crescer. Em vista do bom êxito do trabalho, a Missão resolveu mandar o Rev. Landes a Campo Grande, para ali fixar residência, a fim de desenvolver o trabalho e organizar a congregação em Igreja.  
  No começo de 1935, o Rev. Landes mudou-se para Campo Grande com a família. A Igreja Presbiteriana de Campo Grande foi organizada no dia 24 de abril de 1935, com 58 membros professos;: 37 das quais estavam presentes na reunião organizadora. Nessa reunião, foram eleitos presbíteros, os Srs. José Henrique Verlaugieri e Alípio de Castilho e diáconos, os Srs. Aníbal Verlaugieri; Francisco Fernandes e Álvaro Neves. Os presbíteros sendo já ordenados em outras Igrejas, foram logo empossados. Mais tarde, foram ordenados dois diáconos, os Srs. Ambal Verlaugieri e Francisco Fernandes. No dia 1 de Maio de 1935, a Assembléia Geral aprovou os estatutos da Igreja e, no dia 8 do mesmo mês, aprovou o regimento interno e elegeu a mesa administrativa, para poder adquirir os foros de pessoa jurídica. Os estatutos foram publicados na Gazeta Oficial de Cuiabá de 17 de junho de 1935 e foram registrados no Tabelionato de Registro de Títulos e Documentos da cidade de Campo Grande.
  Com essas medidas, a corporação encetou a sua vida de Igreja organizada e pessoa jurídica. Ainda em 1935, a Igreja fundou uma escola dominical no bairro militar do Amambaí, um lote e nele construiu um pequeno templo, no qual se passou a realizar cultos e trabalhos da escola dominical.   Com a ida do Rev. Landes Landes para o Seminário de Campinas, a Missão mandou o Rev. Adão Martin a Campo Grande. Este assumiu o pastorado da Igreja a 24 de maio de 1940. Um dos acontecimentos mais notáveis do pastorado do Rev.Martin, foi à recepção coletiva dos membros da Congregação Presbiteriana Independente de Aquidauana pela Igreja de Campo Grande. O trabalho do Rev.Martin deu mais um à consolidação do trabalho da Igreja, preparando-a para sustento próprio. E, no entanto, devido ao estado precário de sua saúde, o Rev.Martin se viu obrigado a deixar o pastorado, no dia 9 de abril de 1944, para ir aos Estados Unidos, com a esposa Dona Cordélia, para tratar da vista bastante enfraquecida.
  O Rev. Waldyr Luz serviu interinamente no pastorado da Igreja de Campo Grande, com muita dedicação desde dezembro de 1944 até 16 de julho de 1945. Em seguida, foi eleito pastor da Igreja de Campo Grande, em 24 de maio de 1945, o Rev. Augusto Araújo, e foi instalado no dia 20 de fevereiro de 1946 pelo Rev.Josué Salles. O Rev. Augusto trabalhou com muita eficiência em Campo Grande até 7 de janeiro de 1948, quando pediu demissão e foi transferido para Caitité, no estado da Bahia. Por indicação da Missão do Brasil Central, o Dr. Ashmun Salley assumiu o pastorado da igreja de Campo Grande, em 3 de abril de 1948, data em que chegou a Campo Grande com a sua senhora Dona Sarah.  
  O Dr. Salley conseguiu resolver certos problemas internos que, nessa época, perturbaram a igreja. Em 24 de setembro de 1949, o Rev. Alfredo Marien, que havia sido transferido de Formosa, Goiás, para Campo, passou a ser pastor auxiliar do Dr. Salley. Devido ao estado de saúde do Dr, Salley e da sua esposa Dona Sarah, e por conselhos médicos, a Missão resolveu que o casal Salley devia antecipar a sua aposentadoria e voltar aos Estados Unidos. Nessas circunstâncias, o Dr. Salley, em 17 de setembro de 1950, passou o pastorado da igreja ao Rev. Laurence Byers, novo missionário da Missão do Brasil Central. Este missionário permaneceu no pastorado até o dia 20 de fevereiro de 1952 quando regressou aos Estados Unidos, deixando o pastorado nas mãos do Rev.Alfredo Marien. Ainda em 1952, a Missão resolveu mandar o Rev.Adão Martin novamente a Campo Grande, para mais ma vez assumir o pastorado da igreja. Depois de despedir-se do seu campo em Santa Catarina, o casal Martin veio para Campo Grande.  
  Em 1953, o Rev.Alfredo Marien foi transferido para Aquidauana para ali servir no pastorado da Igreja Presbiteriana daquela cidade. No dia 5 de abril de 1953, deu-se o lançamento de pedra fundamental do templo da Igreja Presbiteriana de Campo Grande A igreja estava em franca prosperidade, com 113 membros e tinha um ótimo corpo de oficiais. Construíram um magnífico templo que foi dedicado a Deus com cerimônias apropriadas realizadas nos dias 19 a 26 de setembro de 1954. O Rev.Amantino Vassão, secretário permanente do Supremo Concílio, foi o conferencista nessa ocasião. Aproximando-se o tempo da aposentadoria do casal Martin, o Rev. Domingos Hidalgo foi chamado para o pastorado da igreja de Campo Grande. Tendo o Rev. Domingos aceito o convite da igreja, resolveu-se dar posse ao novo pastor pelo período de dois anos, no culto do dia 5 de fevereiro de 1956.   O Rev. Adão Martin deu posse ao novo pastor, oficiando na qualidade de representante da Missão Brasil Central. O Rev.Adão Martin e a esposa partiram para os Estados Unidos, em 5 de outubro de 1956. No campo do Garimpo do Rio Aquidauana, há uma Congregação de uns cinqüenta presbiterianos que vieram da região de Palmeiras na Bahia. Essa congregação é subordinada igreja de Campo Grande. A igreja de Campo Grande está em um franco progresso, sob o pastorado do Rev. Domingos Hidalgo.
  Em retrospecto, pode-se afirmar que a igreja de Campo Grande passou por três fases distintas; a primeira, de 1934 a 1938, de franco progresso; a segunda, de progresso lento, de problemas e dificuldades, até agosto de 1952 e a terceira, de nova prosperidade e crescimento sadio. 

XI - O Trabalho Presbiteriano em Aquidauana 
  O trabalho presbiteriano em Aquidauana foi começado pelo esforçado crente paulista, membro da Igreja Presbiteriana Independente, o senhor Luiz Dias Negrão. Formou em Aquidauana e na sua fazenda próxima da cidade, congregações de crentes presbiterianos. Essas congregações recebiam visitas pastorais, de vez em quando, de pastores que vinham do estado de São Paulo, com sacrificio e dificuldade. Um dos acontecimentos mais notáveis da história do presbiterianismo em Mato Grosso deu-se quando o Rev.Adão Martin recebeu o Rev. Lauro de Queiroz, pastor da Congregação Presbiteriana Independente de Aquidauana, uma carta de transferência coletiva dos membros dessa congregação para a Igreja Presbiteriana de Campo Grande.  
  De acordo com o seu pastor, o Rev.Lauro de Queiroz, chegaram a conclusão de que, para melhor servir os interesses da causa de Cristo, no sul do estado, haveria conveniência em se aliarem com os irmãos presbiterianos de Campo Grande. Entraram em entendimento com o Rev.Adão Martin sobre o assunto e desse entendimento resultou a importante Carta Coletiva que aqui transcrevemos, na íntegra:  
 "À Igreja Cristã Presbiteriana de Campo Grande - Carta Demissória Coletiva - O abaixo assinado, Presidente do Presbitério do Noroeste da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, com as funções de pastor da Congregação Independente de Aquidauana, atendendo à solicitação que lhe . foi feita pelos membros professos da mesma Congregação e, atendendo à solicitação que lhe foi feita pelos membros, digo, Congregação e, considerando que sua denominação não pode, presentemente; e nem dentro de futuro próximo, colocar um obreiro nesta cidade de Aquidauana, e considerando mais que a Missão Presbiteriana pode com muita vantagem pastoreá-Ios e dar-lhes assistência espiritual, concede esta Carta Demissória Coletiva aos membros que fazem parte da lista inclusa e que se acham em plena comunhão, recomendando-os como excelentes irmãos em Cristo e dignos de toda estima e amor fraternal   - Aquidauana, 20 de outubro de 1940 (assinado) Lauro de Queiroz - Caixa 123, Catanduva, São Paulo".   
  O conselho da igreja de Campo Grande, a 24 de outubro de 1940, recebeu, com muito prazer, e arrolou como membros da igreja de Campo Grande, os 16 crentes professos constantes da lista anexa à "Carta Demissória Coletiva". Em 18 de maio de 1949, a Congregação de Aquidauana tornou se pessoa jurídica tendo sido transferidos para o rol dessa organização os nomes dos membros que até então estavam arrolados como membros da Igreja Presbiteriana de Aquidauana, digo, de Campo Grande. Constituída em pessoa jurídica, a Congregação de Aquidauana logo construiu um belo e espaçoso templo na sua cidade, sob a dinâmica orientação do Sr. Luiz Dias Negrão.
  A Congregação Aquidauana continuou a receber "assistência espiritual dos pastores da Igreja de Campo Grande até que, em 1953, o REV. Alfredo Marien foi designado como pastor efetivo da Congregação. Com a retirada do Alfredo Marien para Rondonópolis, no começo de 1956, o Eudes Ferrer foi indicado para pastorear as Congregações de Aquidauana e Guia Lopes da Laguna.   A viúva Dona Joana de Souza Santos foi a pioneira presbiteriana a fixar residência em Guia Lopes, em 10 de setembro de 1940, quando se deu começo a uma escola dominical. Em maio de 1941, o Adão Martin visitou Guia Lopes, encontrando ali 6 crentes.
  Em 1943, vieram para Guia Lopes mais os seguintes crentes, Maria Carolina de Melo, Noé de Melo e Nair Borges de Melo. O Sr. Sebastião Pereira, evangelista da Missão, visitava a Congregação de Guia Lopes. Em 1941, havia em Guia Lopes apenas 3 crentes professos, as Donas Joaninha, Salomé e Deisia Continuaram a vir outros elementos crentes de fora e houve profissões de fé em 1945; o número de crentes professos tendo atingido o número 8. A construção de um pequeno templo foi começada em 1945 e terminada em 1946.  
  Esse templo foi inaugurado a 19 de maio de 1946 e houve mais algumas profissões de fé. A congregação tem sido visitada pelos pastores de Campo Grande, Rev. Augusto de Araújo e Ashmun Salley e ultimamente as visitas tem sido feitas pelo Eudes Ferrer, o atual pastor da Igreja de Aquidauana. As propriedades da Congregação de Guia Lopes estão em nome da Igreja Presbiteriana de Campo Grande. Recentemente, um bom pavilhão para a escola dominical foi construído sob a administração do pastor, Rev.Eudes Ferrer.

Nenhum comentário: