sábado, 27 de julho de 2013

Trajetória Presbiteriana em Mato Grosso VI

XIII - O Trabalho Presbiteriano em Corumbá

  Em 1950 já existia um grupo de crentes presbiterianos em Corumbá que tinham vindo de Cuiabá. Conforme carta de um desses presbiterianos, o Sr. Artur F. Janes, de 10 de abril de 1950, existiam em Corumbá 40 pessoas entre adultos e crianças, que eram presbiterianos e que se reuniam em oração pedindo a Deus que, se fosse da sua vontade, se abrisse um trabalho presbiteriano em Corumbá. Os Rev. Floyd Grady e Eudes Ferrer, o primeiro sendo missionário da Missão do Brasil Central e o segundo pastor da Igreja de Cuiabá, visitaram a cidade de Corumbá, em 19 de abril de 1950, e nesse dia realizaram uma reunião com ós crentes presbiterianos e deram os passos necessários para a organização de um trabalho presbiteriano.
  A Missão do Brasil Central aprovou a organização de uma Congregação Presbiteriana em Corumbá e mandou os missionários Ashmun Salley e Floyd Grady para efetuá-la.   A organização foi efetuada a 23 de julho de 1950, em 9 presbiterianos e dois metodistas que voluntariamente aderiram à congregação e foram recebidos por jurisdição. O Rev. Ashmun Salley, na qualidade de secretário executivo da Missão do Brasil Central, indicou o Rev.Floyd Grady como pastor e presidente da nova congregação. Foram eleitos os seguintes oficiais; vice-presidente, o Sr. José Euclides da Silva, secretária a Dona Ione P. da Silva Yanêz e tesoureiro o Sr. Arturo F. Yañez e assim ficou oficialmente iniciado o trabalho a 23 de julho de 1950. Durante os anos de 1950 e 1957 ministraram à Congregação de Corumbá os seguintes pastores; Rev.Floyd Grady, Laurence P. Byers, Eudes Ferrer, Alfredo Marien e Adão Martin. O progresso do trabalho foi lento durante esses anos e sentia-se a necessidade de um pastor residente.
  A cidade progredia materialmente de maneira extraordinária, tomando-se uma das três grandes cidades de Mato Grosso. Manifestava-se claramente a necessidade premente de se colocar um obreiro residente em Corumbá, a congregação, com auxílio da Missão, fez um esforço heróico e construiu uma capela para a realização dos cultos. Em ata pastoral de 2 de dezembro de 1956, o Rev.Eudes Ferrer escreveu:   "Voltei a Corumbá em 26 do corrente para a inauguração da capela que foi construída em quatro meses. Tivemos como conferencista o Rev.Domingos Hidalgo, pastor da Igreja de Campo Grande. A inauguração se deu no dia 28 de dezembro, às 19:30 horas". O Rev.Paulo Pierson e sua esposa Dona Rosa Maria, jovens missionários da Missão do Brasil Central, foram indicados pela Missão para fixar residência em Corumbá e dirigir o trabalho ali. O Rev.Paulo chegou em Corumbá, a 14 de maio de 1957 e, no dia 21 desse mês, o Rev.Eudes Ferrer entregou-lhe o pastorado. Sob a competente direção do Rev.Paulo, o trabalho está progredindo rapidamente.

Nenhum comentário: