sábado, 20 de julho de 2013

Trajetória Presbiteriana em MT II

I I - Consolidação do Trabalho em Cuiabá
Em fins de 1914, o Rev. Franklin.voltou à Bahia. A 9 de Julho de 1915, a chegada do Rev. Landes e dona Margarida em Cuiabá, coincidia com o movimento anti-clerical na capital causado pela recusa, por parte do Bispo Dom Carlos D' Amour, de permissão para a entrada de bandeira brasileira na catedral, por ocasião das exéquias de Afonso Pena. Aproveitando essa circunstância favorável, o Rev. Landes pode pregar na principal praça da cidade a grandes auditórios e dessas pregações resultaram algumas conversões. Em 1916, o Rev.Landes foi convidado pelo Governo do Estado para lecionar inglês no Liceu Cuiabano. Esse professorado lhe proporcionou oportunidades para entrar em contato com alguns dos intelectuais da alta sociedade cuiabana. Foi no mesmo ano de 1916 que o jornal "A Cruz" atacou o protestantismo. O Rev. Landes respondeu a esse ataque pelas colunas do jornal "O Mato Grosso", pregando o Evangelho. Por meio dessa discussão o Rev. Landes ficou bem conhecido em todo o Estado e não precisava mais de cartas de apresentação. Em 1917, O Rev.Landes deu início a longas viagens de evangelização pelo interior do Estado, pregando o Evangelho, vendendo Bíblias e Novos Testamentos e tratando de crentes que sofriam de moléstia comuns como: ancilostomia e malária. Os pais do Rev.Landes vieram visitá-lo no ano de 1918 e o auxiliaram muito no trabalho da capital. O Rev. George Landes e D. Maggie Landes ainda são lembrados com muita gratidão na Igreja de Cuiabá.
 O Rev. Adão Martin e sua esposa Dona Nettie Martin foram convidados a Cuiabá pela "South Brasil Mission" em 1919 e logo se identificaram com o trabalho, prestando relevantes serviços à causa do Mestre no campo matogrossense. Ainda no ano 1917 a missão estabeleceu uma escola evangélica primária em Cuiabá. Foi professora dessa escola dona Mand Landes, irmã do Rev.Landes. Sob a direção competente de Dona Mand, a escola logo atraiu não somente os filhos de crentes, mas também alguns dos filhos de pessoas e destaque social. Foi fechada a escola em Cuiabá, quando se abriu aquela do Buriti.
 
III - A Expansão da Obra em Cuiabá 
O trabalho da capital cresceu até que, em 12 de Outubro de 1920, os Revs. Landes e Martins organizaram a Igreja Presbiteriana de Cuiabá com 26 membros. Foram eleitos presbíteros os senhores Armindo de Matos e João Alberto Dias, sendo este último filho do Sr. João Pedro Dias o patriarca da Igreja. Os dois presbíteros e dois diáconos foram ordenados em 24 de Outubro do mesmo ano 1920. Os crentes levantaram os fundos necessários para a construção do templo; deu o terreno para esse fim, bem no centro da cidade e contribuiu generosamente com o seu tempo e dinheiro para a realização da obra. Planejava, financiava e executava tudo que era necessário. A ele a Igreja deve imorredoura gratidão. A pedra fundamental foi lançada em 7 de Setembro de 1921, perante grande assistência e com cerimônias apropriadas, pregando o Rev.Landes sobre, "Jesus, a Pedra Fundamental da Igreja Cristã". Em 1922, a família Landes foi aos Estados " Unidos, em gozo de férias, e aos Martin ficaram na direção do trabalho. A Igreja crescia constantemente e já pensava em chamar um pastor da Igreja Nacional.

Nenhum comentário: